Apesar de ter mais melanina, a pele negra bem como necessita de proteção solar durante todas as estações. No verão, e também fortificar ainda mais os cuidados com o sol, bem como é necessário turbinar o controle da oleosidade e permanecer ligada pra impedir manchas. A seguir, reunimos as dicas certeiras da dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peau, no Rio de Janeiro, para preservar a saúde do tecido cutâneo. A pele negra está tão exposta aos raios UVA, UVB e infravermelho como a pele branca e, portanto, bem como tem que ser protegida.
“A melanina presente desse tom de pele auxílio pela proteção, no entanto não é suficiente pra impedir todos os danos. O indicado é fortificar a camada protetora com um filtro solar de FPS acima de trinta e reaplicá-lo a cada três horas. O protetor precisa ser usado diariamente e não apenas em ocasiões como ida à praia ou piscina”, aponta Marcella.
A pele negra detém mais tendência a oleosidade por causa enorme concentração de glândulas sebáceas e ao evento delas serem maiores, o que faz com que produzam mais sebo. No verão, a secreção de óleo é estimulada pelo calor e suor peculiares da estação. Por conta disso, é necessário redobrar a atenção aos cuidados faciais para controlar este exagero de brilho na face.
“O indicado é lavar o rosto com um sabonete específico pra pele oleosa duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite. O item podes revelar com ácido salicílico ou glicólico pra potencializar o controle da secreção. Um hidratante para a face com textura em gel e filtro solar de toque seco também são ideais pra apequenar o óleo facial. A esfoliação poderá ser feita a cada quinze dias pra afastar as células mortas e ajudar a evitar cravos e espinhas”, recomenda a dermatologista. “As manchas conseguem ser encontradas em qualquer pessoa, mas a pele negra é a que mais sofre com a dificuldade.
- Como elaborar uma conta no Gmail com domínio próprio
- um – AcquaZero Car Wash
- Pocket, gratuito; Pocket Premium, US$ 44,99/ano
- Tapete Capacho Personalizado Advocacia
- Carros Usados Em Curitiba
- 08: Vantagens e Desvantagens ao Utilizar o Cartão de Crédito (189)
A alta concentração de melanina (proteína apto de escurecer o tom do tecido cutâneo e fazer uma hiperpigmentação amarronzada em cada área do organismo) é a responsável pelo essa facilidade no aparecimento de manchas”, explica Marcella. O rosto é uma das regiões do corpo humano que mais fica exposta aos raios solares e acaba sendo a mais predisposta à manchas. A fantástica forma de prevenir essa situação é usar filtro solar sempre, independente da estação do ano. Para afastar as manchas que agora ocorreram, é possível botar produtos de uso tópico indicados pelo dermatologista ou fazer procedimentos mais invasivos.
O peeling químico, que usa ácido pra descamar a pele e renová-la, e o laser, que corta com um flash de claridade o excedente de melanina nas áreas manchadas, são alguns desses tratamentos intensos. Porém, não é sempre que estes cuidados são aconselhados a serem feitos no verão, já que deixam a face mais sensível ao sol e a recuperação precisa acontecer com a mínima exibição a ele.
